A) Bactérias
B) Vírus
C) Fungos
D) A vaca nasce doida e pronto! ¬¬
Nada disso, não é a letra D nem qualquer outra alternativa. A encefalopatia espongiforme bovina (hã?) é causada por um proteína, isso mesmo! Uma PROTEÍNA! Mas..como assim uma proteína contagiosa?
A doença é causada por uma estrutura protéica menor que um vírus: o príon, derivada de pri on do inglês proteinaceous infectious particle (partícula protéica infecciosa).
O príon não é considerado uma forma de vida, apesar de ter a capacidade de se replicar rapidamente. Ele age alterando a estrutura espacial das proteínas normais, levando a formação de substâncias danosas ao organismo. No estágio final da doença o cérebro passa a ter como característica um aspecto esponjoso.
Na teoria mais aceita atualmente, existe uma forma natural de príon no nosso organismo que não causa doença alguma, o PrPc. Quando a forma patogênica é ingerida, a PrPsc, e atinge o sistema nervoso; a PrPsc interage com a PrPc, transformando-a em PrPsc. Causando a doença.
No animal, o período de incubação é de 5 anos, quando torna-se sintomática a doença mata entre o período de 1 a 14 semanas (!!!). Tendo como sintomas: perda de peso, diminuição da produção de leite, agressividade (daí o nome), entre outros. Por também ser uma doença neurodegenerativa, também possui sintomas muito semelhantes à raiva.
Felizmente podemos ficar tranquilos. Segundo a ANVISA, o Brasil está na zona livre da doença. Ao contrário de Portugal e do Reino Unido em que a incidencia ainda é alta :s
FONTES: A síndrome da vaca louca e as doenças do príon (Artigo escrito pelo promotor da infância e juventude e médico veterinário Eduardo Roberto Alcântara Del-Campo).
http://www.anvisa.gov.br/vacalouca